• 2

    Escola Sede - Campo de Jogos

  • 3

    Escola Sede - Entrada

  • 4

    Escola Sede - Entrada

Escola Secundária Josefa de Óbidos

 

O local onde se situa a Escola Josefa de Óbidos era, nos anos 40, um terreno descampado, limitado a sul pela  Rua Possidónio da Silva e a nascente por um edifício estatal que albergava a assistência infantil da freguesia de Santa Isabel.

A criação da Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos foi formalizada pelo Decreto-Lei n.º 37028 de 25 de Agosto de 1947.

A escolha do patrono tem a ver com a personalidade de Josefa de Ayala – mulher, artista, pintora, religiosa e humanista.

O projecto da Escola foi elaborado pelos Serviços Técnicos da Junta de Construções para o Ensino Técnico e Liceal, sendo o grupo constituído por: Arquitecto José Costa Silva, Engenheiros Gabriel Ribeiro de Matos e António Lopes Monteiro, Joaquim Infante (medições e orçamento) e Jorge Neto Tavela de Sousa (mobiliário).

À data da sua criação, a Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos ministrava às raparigas o Ciclo Preparatório das Escolas Técnicas Elementares. Numa segunda fase, ministrava-se o Curso de Formação Feminina, com 3 anos de duração.

Interior da Escola

Como complemento das aprendizagens, leccionava-se ainda as Secções Preparatórias aos Institutos Industriais e Magistério Primário e, ainda, os cursos de especialização em Bordadora Rendeira e em Artes e Tecidos.

Este sistema de ensino manteve-se até à Revolução do 25 de Abril, momento em que se concretiza a sua reforma – os ensinos técnico e liceal são abolidos e em sua substituição cria-se o ensino unificado.

A antiga Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos passou então a chamar-se Escola Secundária Josefa de Óbidos, ministrando-se o 3º ciclo do Ensino Básico e o Secundário.

Hoje a Escola Josefa de Óbidos é sede do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão com alunos do Pré-Escolar ao Secundário, tendo recebido os alunos da antiga Escola Padre Bartolomeu de Gusmão.

 

A Josefa No Mapa