Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão

Escola Josefa de Óbidos

 

 

 

 

 

Cursos Vocacionais para a conclusão do 3º ciclo

 

O Agrupamento de escolas Padre Bartolomeu de Gusmão/Josefa de Óbidos, atento às necessidades  dos seus alunos e com o objetivo de evitar o abandono escolar antecipado disponibilizou, em anos letivos anteriores, ofertas qualificantes (cursos de educação e formação de jovens) que permitiram responder ao insucesso escolar, criando condições para o cumprimento da escolaridade obrigatória e o acesso ao mercado de trabalho. Na continuação deste empenhamento, no ano letivo de 2014/2015, o conselho pedagógico aprovou a realização de dois cursos vocacionais para a conclusão do 3.º ciclo do ensino básico, com acesso ao ensino secundário, com um ano (1 100 horas) ou dois anos (2 200 horas). Estes cursos, na área do comércio e distribuição, vão permitir aos alunos frequentar três atividades vocacionais - vitrinismo, publicidade e animação, design e produção de moda - que potenciam a capacidade instalada da escola no que se refere a espaços, equipamentos e recursos humanos.

 

Documentos anexos

 

- Matriz curricular e estrutura modelar

- Publicidade e Animação

- Vitrinismo

- Design e Produção de Moda

 

 

40 anos depois, 25 de Abril de novo

 

Exposição no átrio da Escola e sessão evocativa do 25 de Abril

 

 

 

 

Sessão promovida pelo grupo de História e coordenadores dos diretores de turma com turmas do 8º ano e o testemunho de pais e avós dos alunos e com a participação dos alunos de Educação Musical da professora Isabel Figueiredo.

 

 

 

 

 

 

Um Projeto de Educação Visual e Atelier de Artes dos 7º, 8º e 9º anos

 

Silhuetas Orgânicas e Arquitetónicas do Médio Oriente

 

(saiba mais na página dos projetos)

 

 

 

 

 

 

"A Arte e a Religião" - exposição de património do Museu da Escola Josefa de Óbidos

 

Escola Josefa de Óbidos

 

Álbum de fotografias

 

 

Localização:

Rua Coronel Ribeiro Viana, 1399-040 Lisboa tel. 213929000

 

 

 

O local onde se situa a Escola Josefa de Óbidos era, nos anos 40, um terreno descampado, limitado a sul pela Rua Possidónio da Silva e a nascente por um edifício estatal que albergava a assistência infantil da freguesia de Santa Isabel.

A criação da Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos foi formalizada pelo Decreto-Lei n.º 37028 de 25 de Agosto de 1947.

A escolha do patrono tem a ver com a personalidade de Josefa de Ayala mulher, artista, pintora, religiosa e humanista.

O projecto da Escola foi elaborado pelos Serviços Técnicos da Junta de Construções para o Ensino Técnico e Liceal, sendo o grupo constituído por: Arquitecto José Costa Silva, Engenheiros Gabriel Ribeiro de Matos e António Lopes Monteiro, Joaquim Infante (medições e orçamento) e Jorge Neto Tavela de Sousa (mobiliário).

À data da sua criação, a Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos ministrava às raparigas o Ciclo Preparatório das Escolas Técnicas Elementares. Numa segunda fase, ministrava-se o Curso de Formação Feminina, com 3 anos de duração. Como complemento das aprendizagens, leccionava-se ainda as Secções Preparatórias aos Institutos Industriais e Magistério Primário e, ainda, os cursos de especialização em Bordadora Rendeira e em Artes e Tecidos.

Este sistema de ensino manteve-se até à Revolução do 25 de Abril, momento em que se concretiza a sua reforma os ensinos técnico e liceal são abolidos e em sua substituição cria-se o ensino unificado.

A antiga Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos passou então a chamar-se Escola Secundária Josefa de Óbidos, ministrando-se o 3º ciclo do Ensino Básico e o Secundário.

Hoje a Escola Josefa de Óbidos é sede do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão com alunos do Pré-Escolar ao Secundário, tendo recebido os alunos da antiga Escola Padre Bartolomeu de Gusmão.