Plano de atividades para o Ano Letivo 2017/18

 

 

 

 

 

A Biblioteca Escolar Josefa de Óbidos (BEJO) convida os Pais e Encarregados de Educação de alunos da Escola a assistirem a uma sessão sobre  Segurança na Internet , dinamizada pela  SeguraNet .
A sessão realiza-se no dia  de 22 de fevereiro, 5ª feira, pelas 18 horas , na biblioteca, e tem a duração de cerca uma hora. 
Contamos convosco! 

 

 

 

 

 

A BEJO tem vindo a dinamizar sessões de formação de utilizadores de 45 minutos para turmas do 5º ano. Trata-se de uma formação que pretende dotar os alunos de noções básicas de utilização do computador e da internet, nomeadamente o manuseamento dos equipamentos, a utilização de pen e o processamento de texto em Word. Os resultados têm deixado orgulhosos alunos e professores.

 

 

 

Realizou-se, na última semana de aulas do 1º período, uma Feira do Livro na biblioteca da escola. Centenas de livros estiveram à disposição da comunidade educativa, satisfazendo o gosto dos mais exigentes leitores. Destacam-se as obras de Alice Vieira, autora que visitará a biblioteca em abril.  O evento foi organizado em parceria com a Leya e os lucros obtidos pela biblioteca servirão para aquisição de fundo documental. A todos os que colaboraram na dinamização da Feira os mais sentidos agradecimentos.

 

MAGIA na MATEMÁTICA

 

 

 

Decorreu no passado dia 23 de novembro, na biblioteca, a atividade «Magia na Matemática», organizada pela professora de Matemática e CN Paula Romeu. Durante 90 minutos, o dinamizador, o Dr. José Paulo Viana, encantou os alunos do 6ºA e do 6ºD com jogos e truques intrigantes, mas, afinal, matematicamente explicáveis. As turmas mostraram-se muito interessadas e deliraram com o último jogo. No fim, o nosso convidado confessou que, de toda a sua experiência em escolas, esta tinha sido a sessão que mais tinha gostado de fazer. Obrigado pela visita!

 

 

 

Apresentação do Livro Livre na BEJO

 

 

 

No passado dia 17 de novembro, estiveram na Biblioteca da Escola Josefa de Óbidos a ilustradora Danuta Wojciechowsk e o historiador Francisco Bairrão Ruivo, autores do Livro Livre.

Os autores fizeram uma apresentação do livro e conversaram com os alunos do 6ºA e do 6ºF, turmas que participarão, ao longo do ano letivo, no projeto, sob a orientação das professoras Armanda Sanches e Isabel Pimenta e com a colaboração de outros docentes e da biblioteca. 

O Livro Livre aborda o 25 de abril e convida cada aluno a ser co-autor do seu exemplar, preenchendo-o, a partir de algumas linhas orientadoras, com depoimentos, informações, fotografias e ilustrações. O trabalho de projeto culmina com a apresentação dos livros à comunidade educativa .

 

 

Uma Viagem pela BEJO

 

 

Assinalando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, estão a decorrer na BEJO sessões de formação de utilizadores destinadas às sete turmas do 5º ano. «Uma viagem pela BEJO» pretende elucidar os novos alunos da escola sobre o funcionamento da biblioteca e dos seus serviços, incentivando a sua utilização. As sessões terminam sempre com um divertido jogo muito do agrado dos participantes!