CATÁLOGO

 

 

 

Chegou a Semana da Leitura!

 

 

 

Decorre, de 11 a 15 de março, a Semana da Leitura. Este ano, a BEJO organizou com os professores de Português de 2º ciclo uma atividade intitulada «Mil e uma noites em três dias», que terá leitores e leituras surpresa em salas de aula! Convidou também contadores de histórias e fará a habitual hora conto com o Pré-Escolar.

 

 

Dias 14 e 15 dar-se-á lugar ao teatro com uma peça de Mª Teresa Maia Gonzalez encenada e representada por alunos do ensino secundário. E, numa extensão especial da semana até ao dia 21, Dia da Poesia, teremos na biblioteca a autora Catarina Nunes de Almeida para um workshop de escrita criativa de poesia. Uma festa!

 

 

Chegaram mais revistas à BEJO!

 

 


Para além do Jornal de Notícias , de 2ªf a 6ª feira, e do Diário de Notícias ao fim de semana, a BEJO assina agora as revistas Visão Júnior, Super Interessante, Time Out Lisboa e National Geographic, procurando responder às necessidades de um público exigente e diversificado de interesses. Queremos leitores informados e satisfeitos!

 

 

 

Desafio Geográfico na BEJO

 

A Biblioteca inaugurou no mês de outubro o passatempo Desafio geográfico do mês , que está aberto a toda a comunidade educativa.

O passatempo consiste em observar uma imagem-desafio exposta à entrada da biblioteca e pôr à prova os conhecimentos geográficos, preenchendo uma pequena folha de resposta.

Participem!

 

Desafio de março

 

Descobre o elemento natural representado na paisagem e o continente em que se localiza.

 

 

Desafio de fevereiro

 

Descobre a cidade portuguesa representada na figura

Desafio de janeiro

 

Descobre o  elemento da paisagem  representado na figura e a  região do mundo  associada a este tipo de paisagens.

 

 

 

Observações: assinalado a amarelo os alunos com mais respostas corretas (5) até ao desafio de fevereiro; assinalado a verde os alunos com 4 respostas corretas até ao desafio de fevereiro.

 

 

 

Exposição na Biblioteca, de 18 de fevereiro a 1 de março

 

 

 

«A vida na Terra depende, direta ou indiretamente, da energia da luz solar.  Nos seres vivos, a forma mais eficaz de armazenar essa energia é a fotossíntese. É através dela que as plantas, algas e algumas bactérias captam a luz do Sol e transformam-na em energia química. Esta é uma das razões porque os seres vivos dependem da luz solar.  O solo é um recurso não renovável indispensável à vida. É um reservatório de biodiversidade e da forma como o preservamos dependerá a qualidade da nossa vida na Terra.»


Decorreu na BEJO, durante a segunda quinzena de fevereiro,  a mostra «Há vida na Terra: Plantas.Luz.Solo», uma exposição itinerante do Centro de Ciência Viva de Sintra dotada de forte cariz interativo e lúdico. Composta por 7 painéis e diversos materiais e equipamentos, foi visitada por turmas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário no âmbito da disciplina de CN. A iniciativa resultou de uma parceria da Biblioteca com o Departamento de Ciências Experimentais. 

 

 

 

Sessões Pordata e Pordata Kids na Escola

 

 

Numa parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a BEJO, através da RBE, proporcionou, durante o mês de fevereiro, a vinda do formador da Pordata Dr. Tomás Franco para sessões de divulgação dos sites da Pordata e da Pordata Kids juntos de alunos da Escola. Esta atividade envolveu três turmas do 2º ciclo (5ºB, 5ºC e 6ºF), no âmbito das disciplinas de HGP e CN, e duas turmas do ensino secundário (10ºD e 11ºC), no contexto da disciplina de Economia. 

 

 

A espionagem e a Matemática

 

 

 

 

No âmbito do Programa Cientificamente Provável, uma parceria estabelecida entre bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias, a BEJO e a Escola Josefa de Óbidos recebeu a visita do Professor Paulo Doutor, do Centro de Matemática e Aplicações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que veio desenvolver com três turmas do 11º ano e respetivas docentes de Matemática, professoras Isabel Fevereiro e Clara Fernandes,  a atividade «A Espionagem e a Matemática». As sessões decorreram na sala 7 e envolveram «A fuga relâmpago do Agente 00Y», que implicava o cálculo do caminho mais curto e «A superproteção para o agente 00Y», que requeria a otimização do uso da mochila do agente, tendo em conta a sua capacidade e o peso máximo suportado, bem como o índice de proteção dos objetos escolhidos. A atividade entusiasmou muito os alunos, que ainda tiveram oportunidade de conhecer algumas iniciativas da FCT, ficando o convite para uma posterior visita às instalações da faculdade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORTOGRAFÍADAS

 

A atividade Ortografíadas, inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, no âmbito da disciplina de Português 2ºCEB, decorreu em novembro / dezembro, tendo sido apurados, na fase eliminatória, dezassete alunos do 5º ano e dezassete alunos do 6º.

No dia 11 de dezembro, na Biblioteca da Escola Josefa de Óbidos, teve lugar a grande final, cujos resultados agora se divulgam.

Parabéns aos participantes e aos vencedores.

 

 

 

 

 

 

Foi criado o blogue «Eu também conto!». É um blogue da biblioteca feito por alunos e para alunos! Gostas de ler, mas estás sem ideias acerca do livro que vais escolher? Queres conhecer as escolhas de pessoas da tua idade? Aqui podes saber a opinião de alunos da Escola Josefa de Óbidos sobre as leituras que têm feito e as suas recomendações. Pode ser que sintas curiosidade por algum dos livros. E queres colaborar também? És muito bem-vindo! Dirige-te à biblioteca e fala com a coordenadora (professora Eduarda). Visita o blogue aqui  e boas leituras!

 

 

 

 

Durante o mês de outubro, decorrem na BEJO atividades comemorativas do Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Foram organizadas visitas guiadas à biblioteca para os alunos novos - «Uma viagem pela BEJO» - e sessões de introdução às TIC - «TIC iniciação», bem como jogos alusivos a obras estudadas.  Fomos também à procura dos grandes leitores de 2017/18.

 

 

Quem leu mais?

Inês Tomás Soeiro Ramos

 

 

 

Que turma leu mais?

5.º B

 

 

 

Qual o livro mais lido?

O cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner Andresen

 

 

 

 

 

 

A BEJO criou quizzes online sobre obras trabalhadas em Português. Desta vez, as obras escolhidas para testar os conhecimentos dos alunos foram A viúva e o papagaio , de Virginia Woolf, para o 5º ano, e Ali Babá e os Quarenta Ladrões , na versão de Luc Lefort, para o 6º ano.  As turmas são organizadas em equipas e respondem a 40 questões acerca do livro estudado.

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 6ºA, orientados pelo professor Luís Amaral, elaboraram um belíssimo cartaz comemorativo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e que divulga a calendarização das visitas guiadas que estão a ser feitas na biblioteca durante o mês de outubro. No cartaz, concebido de acordo com as sugestões dos alunos, constam também as obras preferidas dos alunos.