Plano de atividades para o Ano Letivo 2017/18

 

 

 

 

No âmbito do Projeto Livro Livre  e das comemorações do 25 de abril,  no dia 20 de abril, pelas 9h,  as turmas 6ºA e 6ºF vão poder entrevistar, graças à colaboração do projeto com a Associação 25 de Abril, o Comandante António Almeida de Moura. No dia 25 de abril de 1974, a fragata Almirante Gago Coutinho, que ia fazer manobras no Mediterrâneo, recebeu ordens para disparar na direção do Terreiro do Paço, onde se encontravam civis e militares. A recusa  em cumprir estas ordens  por parte dos oficiais da marinha que faziam parte da guarnição da fragata e entre os quais se conta António Almeida de Moura, foi um ato de insubordinação que fez história. 

 

 

 

Com o objetivo de conhecer a obra de Fernando Pessoa, autor que é estudado no 12º ano, as turmas do 11ºA e do 11ºB/C da Escola Josefa de Óbidos vão participar numa sessão especial do Clube de Leitura "Ah, já está tudo lido". Esta sessão decorrerá na BEJO dia 20 de abril, entre as 10h e as 11h30m, e terá como dinamizadora a mediadora de leitura Andreia Brites. As sessões mensais deste Clube de Leitura,  organizado pela Casa Fernando Pessoa e destinado a jovens entre os 15 e os 18 anos,  decorrem habitualmente nas instalações da Casa Fernando Pessoa, a uma terça-feira, entre as 18h e as 19h30m, e a entrada é livre. 

 

 

 

 

 

 

No dia 13 de abril, a BEJO recebeu a visita de Alice Vieira, que esteve a conversar com os alunos do 6ºA, 6ºB, 6ºD e 6ºF sobre o seu trabalho como escritora e jornalista e autografou os seus livros. Autora de uma vasta obra dedicada ao público infanto-juvenil e vencedora de vários prémios literários nacionais e internacionais, Alice explicou como organiza o seu tempo e concilia as suas ocupações e contou como vai buscar à realidade a inspiração para criar as suas histórias e as personagens que as povoam. A personagem Mariana, por exemplo, protagonista da trilogia  Rosa, minha irmã Rosa  (obra estudada no 6º ano), Lote 12 2º frente  e  Chocolate à chuva,  tem muitas características da filha da autora, a também jornalista e escritora Catarina Fonseca. Neste momento, a autora, com o dinamismo que lhe é habitual, colabora como jornalista em três revistas e está a preparar uma biografia da Condessa de Ségur. 

 

 

 

 

 

 

 

«Agora conto eu!»: Hora do conto com Encarregados de Educação

 

Por ocasião da Semana da Leitura, a BEJO tem recebido a visita de encarregados de educação, que vêm partilhar uma história com a turma do seu educando.

 

 

Logo no dia 5/03, a mãe do aluno Adriano Reis, do 5ºA, esteve a falar-nos de uma amizade improvável: a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos , do autor chileno Luís Sepúlveda. Por sua vez, a mãe do Lourenço Chaves e a mãe do Gonçalo Delgado, do 6ºC, também nos visitaram e a mãe do Lourenço leu A contradição humana , obra do escritor e ilustrador Afonso Cruz. Não tendo uma história propriamente dita, esta obra fez-nos refletir sobre o comportamento das pessoas e acerca das suas contradições.

 

 

No dia 7/03,  estiveram na biblioteca com o 6ºF os pais do aluno Francisco Churro, que escolheram a história de Rikki-Tikki-Tavi, um valente mangusto imortalizado por Rudyard Kipling no Livro da selva, acompanhando-a de sugestivas imagens.  O amigo dedicado, um conto de Oscar Wilde, foi a leitura feita pelos pais do Xavier Barroso,  suscitando uma conversa sobre o verdadeiro sentido da amizade. E o encontro terminou com a participação do pai e da avó do Gustavo Pires, que pediram a intervenção de vários alunos do 6ºF para uma leitura coletiva de excertos da peça O pássaro branco, de Maria Rosa Colaço, e que, no final, tinham uma surpresa para os alunos.

Momentos de partilha que não esqueceremos. A todos os encarregados de educação que participaram, o nosso sentido agradecimento!

 

 

«Contos antigos com António Fontinha»

 

 

A Semana da Leitura não podia estar completa sem a presença do contador de histórias António Fontinha, que, no dia 05/03, nos maravilhou com a sua capacidade de evocar as personagens e os acontecimentos de histórias do nosso património oral. «Os três filhos do lavrador» foi a narrativa selecionada para contar aos alunos do 6ºF e do 6ºG, que se fartaram de rir! À tarde, as turmas do 6ºC e do 6ºE foram envolvidas na narração de «A torre da madorna», um conto cheio de emoções fortes. Antes de partir, António Fontinha recomendou aos alunos que contassem em casa as histórias ouvidas, pois, embora muitas estejam compiladas em antologias como a de Adolfo Coelho - Contos populares portugueses -  a sua forma de perpetuação foi, durante centenas de anos, a oralidade.

 

 

«Como se faz um livro?»

 

 

Nesta Semana da Leitura, a biblioteca convidou a Dra. Sandra Flores, de Raiz Editora a vir falar-nos de todo o processo de criação de um livro, desde a ideia original do autor até chegar às mãos do leitor. Os alunos do 6º, 7º e 9º anos que assistiram às sessões não tinham ideia da quantidade de pessoas envolvidas neste processo (escritor, ilustrador, coordenador editorial, designer , paginador, etc.) e assistiram à explicação da oradora e aos pequenos filmes com interesse, fazendo perguntas no final. Ainda houve tempo para um pequeno exercício de revisão e para outro de escrita criativa! 

 

 

«Tudo sobre Rosa, minha irmã Rosa »

 

 

A obra de Alice Vieira é sempre um sucesso entre os alunos e desta vez resolvemos fazer um quiz sobre Rosa, minha irmã Rosa , obra do programa de Português do 6º ano, que faz parte da trilogia completada por Chocolate à chuva e por Lote 12, 2º frente . O 6ºB e o 6ºF já jogaram e mostraram saber (quase) tudo sobre Mariana, a sua família e a sua vida desde que a irmã Rosa nasceu. Outras turmas se seguirão. E "a cereja no topo do bolo" será quando a autora nos vier visitar, dia 10 de abril!

 

 

«História de Portugal para miúdas e miúdos» com a autora Armanda Menezes

 

 

No dia 8/03, as turmas do 5ºA, 5ºC, 5ºD e 6ºD estiveram à conversa com a autora Armanda Menezes, que também é professora na nossa escola. A escritora fez uma apresentação dos livros da coleção «História de Portugal para miúdas e miúdos», com textos de sua autoria e ilustrações Inês Moura Paes, falando de vários reis e rainhas das quatro dinastias. Cada livro da coleção destaca um monarca e, numa linguagem simples, dá a conhecer factos importantes que marcaram o seu reinado e algumas curiosidades. Por exemplo, sabiam que o rei D. Sancho I inicialmente não se chamava Sancho, mas Martinho? No final de cada livro há sempre sugestões de visitas de estudo aos lugares por onde cada rei passou. Foi um tempo bem passado e aprendemos muito.

 

 

10ºB leva à cena «Os herdeiros da lua de Joana»

 

 

 

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, vários alunos do 10ºB representaram,  nos dias 8 e 9 de março, Os herdeiros da lua de Joana, texto dramático de Maria Teresa Maia Gonzalez. A obra dá continuidade à história apresentada em A lua de Joana , abordando a temática da toxicodependência, as relações familiares e o luto após a morte de um ente querido.  A peça foi encenada na íntegra pelo aluno Rui Pereira, que também representou, e o desempenho de todos foi largamente aplaudido por professores, alunos e encarregados de educação. Um orgulho para a escola! Parabéns!

 

 

Hora do conto com o 5ºB e o 5ºC na Escola Ressano Garcia


 

Os alunos das três turmas do 1º ano da Escola EB1/JI Ressano Garcia tiveram a visita, dia 9/03, das turmas 5ºB e 5ºC da Escola Josefa de Óbidos, que, orientadas pela professora Ana Margarida Mendes, resolveram comemorar a Semana da Leitura lendo a história de «A casinha de chocolate», na versão de Alice Vieira. Trouxeram ainda a receita de uma tarte de chocolate com fruta e hortelã, que leram aos meninos, e distribuíram uma ficha para eles fazerem depois na aula, escrevendo os nomes dos ingredientes. As turmas adoraram a atividade e os ouvintes gostaram muito de conhecer a história - e a receita. 

 

 

 

HORA DO CONTO COM AS TURMAS DO PRÉ-ESCOLAR

 

 

 

 

 

A BEJO está a ser visitada pelos meninos do Pré-Escolar das escolas do Agrupamento. 

Na 6ª feira passada, dia 16 de fevereiro, vieram os alunos da Sala Azul da Escola Engº Ressano Garcia, que estiveram muito atentos à leitura de «O nabo gigante», de Alexis Tolstoi e Niam Sharkey, pela professora bibliotecária.

 

 

No dia 20/02 foi a vez dos alunos das duas salas da Escola Rainha Sta. Isabel, que ouviram a história «Um lobo culto», de Pascal Biet, contada pela professora Ilda Janeiro.

 

 

No dia 21/2 a biblioteca recebeu os alunos da Sala Verde da Escola Ressano Garcia, a quem a professora Teresa Rodrigues contou «A pequena rã da boca grande», de Élodie Nouhen e Francine Vidal.

 

 

E na próxima 6ª feira, dia 23/02, a quem é que a professora Armanda Sanches contará «A casa da mosca fosca», de Eva Majuto e Sergio Mora e «Chibos sabichões», na versão de Olaia González e com ilustrações de Federico Fernández? Aos alunos da Sala Encarnada! 

 

 

 

 

 

 

 

Desenhos dos alunos da Sala 1 da EB/JI Rainda Santa Isabel

 

 

 

 

 

 

 

A Biblioteca Escolar Josefa de Óbidos (BEJO) convida os Pais e Encarregados de Educação de alunos da Escola a assistirem a uma sessão sobre  Segurança na Internet , dinamizada pela  SeguraNet .
A sessão realiza-se no dia  de 22 de fevereiro, 5ª feira, pelas 18 horas , na biblioteca, e tem a duração de cerca uma hora. 
Contamos convosco! 

 

 

 

 

 

A BEJO tem vindo a dinamizar sessões de formação de utilizadores de 45 minutos para turmas do 5º ano. Trata-se de uma formação que pretende dotar os alunos de noções básicas de utilização do computador e da internet, nomeadamente o manuseamento dos equipamentos, a utilização de pen e o processamento de texto em Word. Os resultados têm deixado orgulhosos alunos e professores.

 

 

 

Realizou-se, na última semana de aulas do 1º período, uma Feira do Livro na biblioteca da escola. Centenas de livros estiveram à disposição da comunidade educativa, satisfazendo o gosto dos mais exigentes leitores. Destacam-se as obras de Alice Vieira, autora que visitará a biblioteca em abril.  O evento foi organizado em parceria com a Leya e os lucros obtidos pela biblioteca servirão para aquisição de fundo documental. A todos os que colaboraram na dinamização da Feira os mais sentidos agradecimentos.

 

MAGIA na MATEMÁTICA

 

 

 

Decorreu no passado dia 23 de novembro, na biblioteca, a atividade «Magia na Matemática», organizada pela professora de Matemática e CN Paula Romeu. Durante 90 minutos, o dinamizador, o Dr. José Paulo Viana, encantou os alunos do 6ºA e do 6ºD com jogos e truques intrigantes, mas, afinal, matematicamente explicáveis. As turmas mostraram-se muito interessadas e deliraram com o último jogo. No fim, o nosso convidado confessou que, de toda a sua experiência em escolas, esta tinha sido a sessão que mais tinha gostado de fazer. Obrigado pela visita!

 

 

 

Apresentação do Livro Livre na BEJO

 

 

 

No passado dia 17 de novembro, estiveram na Biblioteca da Escola Josefa de Óbidos a ilustradora Danuta Wojciechowsk e o historiador Francisco Bairrão Ruivo, autores do Livro Livre.

Os autores fizeram uma apresentação do livro e conversaram com os alunos do 6ºA e do 6ºF, turmas que participarão, ao longo do ano letivo, no projeto, sob a orientação das professoras Armanda Sanches e Isabel Pimenta e com a colaboração de outros docentes e da biblioteca. 

O Livro Livre aborda o 25 de abril e convida cada aluno a ser co-autor do seu exemplar, preenchendo-o, a partir de algumas linhas orientadoras, com depoimentos, informações, fotografias e ilustrações. O trabalho de projeto culmina com a apresentação dos livros à comunidade educativa .

 

 

Uma Viagem pela BEJO

 

 

Assinalando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, estão a decorrer na BEJO sessões de formação de utilizadores destinadas às sete turmas do 5º ano. «Uma viagem pela BEJO» pretende elucidar os novos alunos da escola sobre o funcionamento da biblioteca e dos seus serviços, incentivando a sua utilização. As sessões terminam sempre com um divertido jogo muito do agrado dos participantes!