Novidades

A Obra da Pintora

Bordados

Rendas

Desenhos

Artefactos e...

Artes do Fogo

Fatos regionais e...

Memória

Museu ao vivo

 

 

8ª exposição

A Manta

exposição conjunta da BEJO e do Museu da Escola Josefa de Óbidos

 

 

 

 

A MANTA de RETALHOS surgiu no 3º período, fruto de um trabalho dedicado, louvável e experiente de algumas idosas das instituições: Recolhimento de Nª Sra. do Carmo da Lapa, Fundação Lar de Cegos de N. Sra. da Saúde, Associação Lar Infanta D. Mafalda e Centro de Convívio de S. Francisco de Paula, coordenadas pela Dra. Zélia Padrão, com o apoio da Dra. Manuela Albuquerque e de algumas voluntárias, como a Sra. Gorete Veiga.

Antes porém, ao longo do 2º período, os professores colaboradores da biblioteca prepararam o terreno, fizeram o acerto dos retalhos, desmancharam costuras e combinaram cores e padrões… Verdadeiras costureiras de sonhos e de memórias, recontados nas múltiplas histórias que os alunos escreveram.

Fizeram, depois a junção das vivências fantásticas de cada um, ricas de emoções, experiências e sentimentos, num jogo cromático de retalhos, cujo esquema serviria de orientação às idosas que haveriam de costurar as duas mantas (uma da escola Josefa de Óbidos, outra da escola Ressano Garcia).

A MANTA, que pertence ao espólio da nossa escola, ei-la agora em exposição na montra do museu localizada no átrio, dela guardamos já a saudade de um projeto em que trabalhámos juntos … todos … desatando nós, costurando retalhos de vidas e fazendo a união de vivências de muitos dos nossos alunos...